Podemos definir a ancoragem como técnicas que são utilizadas para manter a sustentação e estabilização dos usuários e equipamentos de segurança coletiva e individual. Estas mesmas técnicas permitem que trabalhos em altura como manutenção de equipamentos, limpeza de fachadas, predial e entre outras sejam feitas sem que haja o risco de queda.
Como é feito o projeto de pontos de ancoragem?
O projeto de pontos de ancoragem consiste em uma análise e dimensionamento da estrutura que é fixada na estrutura do edifício, assim permite que cabos e cordas possam ser acoplados e realizar a sustentação dos mesmos.
Seguindo a norma NR-18, os acessórios que compõe o projeto de pontos de ancoragem devem ser feitos por produtos resistentes, protegidos contra a corrosão e que não provoque o desgaste no cabo de aço. Devido todos estes requisitos o material mais utilizado é o aço inoxidável.
A NR-18 e NR-35 são as normas que torna padrão o projeto de pontos de ancoragem com métodos de instalação dos equipamentos de segurança que são realizados em trabalhos nas alturas. Estes padrões garantem a prevenção dos riscos eliminados antes.
O projeto de pontos de ancoragem pode ser fixado de três maneiras como fixação química, transfixação e dupla transfixação.
Por meio de fatores ambientais, edifícios e operações possuírem características próprias, se torna necessário realizar uma analise minuciosa de cada caso. Feita a análise é então possível desenvolver um projeto de pontos de ancoragem adequado.
projeto de pontos de ancoragem são com a Hovertex!
Com profissionais altamente capacitados o projeto de pontos de ancoragem é desenvolvido de forma personalizada e extremamente eficaz, prevendo o risco de acidentes.
Sabendo que os pontos de ancoragem são a base para se fixar os equipamentos de proteção, o projeto deve ser tão seguro quanto o próprio dispositivo.
Seguindo alguns critérios e respeitando as características de cada edifício, é formado uma base para mostrar o projeto adequado. Feito isso são indicados métodos e equipamentos necessários para a segurança do projeto.
Ele permite a sustentação dos equipamentos como linha de vida, andaimes, escadas marinheiros, tornando este projeto extremamente necessário no ramo da construção civil. O que torna o ponto de ancoragem extremamente importante para garantir a segurança e saúde do usuário.
Para saber mais entre contato conosco e vejas as soluções que temos disponíveis para seu projeto, com certeza temos a melhor relação custo-benefício do mercado, atendendo o projeto e respeitando os prazos que foram estipulados no inicio do desenvolvimento do mesmo.